Arraial do Cabo
Brasil - Arraial do Cabo - RJ

DONA PAULA

Este ponto de mergulho está localizado em frente à Praia Grande e ao largo do Pontal do Atalaia, entre a Ilha dos Franceses e o ilhote de mesmo nome. É um ótimo ponto de mergulho, porém deve se verificar as condições de temperatura da água. Quando o fenômeno da ressurgência está muito acentuado as águas se tornam muito geladas, chegando a temperaturas baixas como de 9°C.

A vida marinha é variada. Podem ser observados muitos peixes de passagem. Cações não são raros no local.

Profundidade

5 a 15 metros

Visibilidade

De 2 a 15 metros. Geralmente entre 8 e 12 metros.

Certificação

Certificação mínima recomendada: Open Water Diver

História do navio

De propulsão à vela, o Dona Marta foi uma fragata de guerra pertencente à Marinha do Brasil que serviu à armada de Dom Pedro I. Foi o segundo navio da marinha a levar esse nome, em homenagem à Princesa Maria Paula (filha do Imperador D. Pedro I).

O navio foi construído no final do século XVIII (em 1795). Antes de servir à Marinha do Brasil (ocasião esta em que foi reformado e adaptado para a guerra), e ainda ostentando o nome de "Surathe Castle", o navio era um mercante da Companhia das Índias Orientais. Foi adquirido pela marinha brasileira em 1825.

Em1826, sob o comando do Capitão de Mar e Guerra João Carlos Pedro Pritz, integrou a 1ª Divisão da esquadra em operações de guerra no rio da Plata, por sua vez comandada pelo Capitão de Mar e Guerra James Norton. Em 11 de junho do mesmo ano atacou a esquadra argentina em águas próximas à Buenos Aires.

Afundou em 2 de outubro de 1827 quando em perseguição a um navio pirata corsário de origem inglesa que atuava na costa do Rio de Janeiro. O que motivou o naufrágio foi a colisão contra as rochas da ilha. Na ocasião do naufrágio o navio transportava carga bélica e passageiros, sendo comandada pelo Capitão de Mar e Guerra Cândido Francisco de Brito Vitória.

Situação do naufrágio

É um dos naufrágios mais antigos da região. O Dona Paula está desmantelado e seus destroços dispostos entre a Ilha dos Franceses e a ilhota ao lado em uma áreas com profundidade entre 5 e 15 metros. Pouquíssimas partes do casco de madeira revestida de cobre podem ser encontrados. Alguns canhões e balas são os objetos mais preservados, assim como guinchos e correntes..

Condições ideais

As águas nesta região são geralmente geladas, variando entre 15°C e 22°C. Em situações de afloramento acentuado de águas profundas (ressurgência) a água pode chegar em temperaturas mais baixas, de 9°C, por exemplo. Evitar dias com ressurgência forte. A roupa de mergulho de neoprene indicada é de 5mm a 7mm.

A situação ideal para mergulhos no local é de vento SE fraco (com pouca interferência no mar). Quando o mar corre de SE a água pode apresentar temperaturas mais elevadas e águas mais limpas, possibilitando maior visibilidade.

Meses indicados: janeiro, fevereiro, março e dezembro.

Consulte as escolas e operadoras locais para mais informações.

Localização

GPS: 25°59'00''S e 42°02'25''W

 

 

Encontrou algum erro? Deseja atualizar ou completar as informações? Utilize nossa ferramenta de edição (requer autenticação) ou entre em contato informando que deseja modificar esta página.

 

Pontos de mergulho de Arraial do Cabo

 

Dona Paula ,Dona Paula arraial do cabo, arraial do cabo, fragatas, navio de guerra, marinha, naufrágio, acidente, navio de carga, cargueiro, fragata, guerra, mergulho em naufrágio, naufrágios do brasil, vela, navio a vela, veleiro, mercante, escolta, canhão, cobre, mergulhar em naufrágio, paula