Arraial do Cabo
Brasil - Arraial do Cabo - RJ

REDE DE PESCA ABANDONADA MATA DIVERSOS ANIMAIS MARINHOS EM ARRAIAL DO CABO

No dia 12/08/2014 (terça-feira), a Guarda Marinha Ambiental de Arraial do Cabo fez a apreensão de uma rede de emalhar derivante abandonada em alto mar. A rede de pesca prendia mais de 30 quilos de animais presos, em sua grande maioria mortos e em estado de decomposição.

As redes de pesca derivantes são um tipo de pesca passiva, em que peixes, crustáceos e outros animais ficam presos em suas malhas devido ao deslocamento do próprio animal. Este método é muito prejudicial à fauna marinha e até para a navegação (por serem praticamente invisíveis e serem capazes de imobilizarem hélices). Muitas vezes tais redes são perdidas ou abandonadas, ocasionando a morte contínua de seres marinhos. A rede apreendida em Arraial do Cabo possuía três malhos com aproximadamente 500 metros de comprimento e estava na água havia cerca de quatro dias. Raias, tartarugas, caranguejos, peixes ficaram presos à rede.

A utilização deste tipo de rede é proibida na área da reserva extrativista de Arraial do Cabo. Diversos países já proibiram as redes de pesca derivantes. Além de animais como tartarugas, diversos crustáceos, raias, tubarões e outros peixes, também podem ser vítimas de tais redes golfinhos, baleias, tubarões, focas, aves marinhas e outros animais. Assim como ocorre com as redes de arrasto, muitos destes animais são capturados acidentalmente.

Caso tenha mais dados sobre este caso ou informações relacionadas ao tema, o portal de Arraial do Cabo ficará grato em recebê-los.

 

 

Encontrou algum erro? Deseja atualizar ou completar as informações? Utilize nossa ferramenta de edição (requer autenticação) ou entre em contato informando que deseja modificar esta página.

 

Notícias de Arraial do Cabo

 

Rede de pesca abandonada mata diversos animais marinhos em Arraial do Cabo ,Rede de pesca abandonada mata diversos animais marinhos em Arraial do Cabo arraial do cabo, arraial do cabo, rede, redes de pesca, rede de emalhar, rede derivante, captura acidental, animais, crime ambiental, preservação, guarda marinha, proteção ambiental