Arraial do Cabo
Brasil - Arraial do Cabo - RJ

PROLAGOS E AMPLA TÊM PRAZO DE 60 DIAS PARA APRESENTAREM PLANO PARA O VERÃO

Os problemas até hoje crônicos de falta de água e energia elétrica costumam causar dores de cabeça aos moradores e frequentadores da Região dos Lagos, principalmente em feriados prolongados e durante o verão.

Após instauração de inquérito civil para a apuração de falhas na prestação de serviços de abastecimento de água nos municípios de Arraial do Cabo, Cabo Frio e Armação dos Búzios (em função do recebimento de diversas reclamações por parte do Ministério Público), a 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Cabo Frio recomendou às concessionárias Prolagos e Ampla a elaboração de um plano de contingência visando evitar faltas de água e de energia para a Região dos Lagos durante o próximo verão. O prazo é de 60 dias. Ambas as concessionárias notificaram que entregarão os documentos exigidos. A assessoria do MP-RJ informou que as queixas desde o início do ano relatavam falta de água com duração, em alguns casos, de mais de duas semanas.

Durante as etapas de investigação, as concessionárias apresentaram como alegação a ruptura de uma adutora de São Pedro da Aldeia e uma queda de um poste. Ainda segundo as concessionárias, além destes problemas pontuais, a falta de água e luz se deu em função do aumento da população da região durante os meses que vão de dezembro até fevereiro.

O Ministério Público, no entanto, informou que o aumento de consumo em função da sazonalidade da população é um fator que pode ser previsto, cabendo às concessionárias realizarem uma preparação prévia.

Plano conjunto

A Ampla informou em nota de que está providenciando o aumento do número de equipes de atendimento, em função do aumento de clientes da região. A empresa diz que irá modernizar e ampliar a rede elétrica, além de instalar equipamentos novos de proteção, além de providenciar a expansão de subestações. A poda de árvores também está prevista. Outra solução apontada pela Ampla é a substituição de aproximadamente 30 km de rede comum por rede compacta (mais resistente a fatores climáticos).

A Prolagos, após reunião com o Ministério Público e a Ampla, porometeu a apresentação de um plano de contingência no prazo exigido. A Prolagos emitiu uma nota informando que projetos com medidas conjuntas entre Prolagos e Ampla terão resultados positivos para a região. Segundo a Prolagos, ela mesma depende do fornecimento de energia elétrica para a produção e distribuição de água aos municípios da área de concessão.

 

 

Encontrou algum erro? Deseja atualizar ou completar as informações? Utilize nossa ferramenta de edição (requer autenticação) ou entre em contato informando que deseja modificar esta página.

 

Notícias de Arraial do Cabo

 

Prolagos e Ampla têm prazo de 60 dias para apresentarem plano para o verão ,Prolagos e Ampla têm prazo de 60 dias para apresentarem plano para o verão arraial do cabo, arraial do cabo, verão, falta de água, energia, falta de luz, Ampla Energia e Serviços S.A., concessionárias, distribuição, Rio de Janeiro, Prolagos, água, esgoto, saneamento básico, abastecimento, alta temporada, Mp, acabar água, acabar luz, ministério público