Arraial do Cabo
Brasil - Arraial do Cabo - RJ

PEIXE-LEÃO É ENCONTRADO EM ARRAIAL DO CABO

Um grupo de mergulhadores da operadora By Fish avistou um Peixe-leão no mar de Arraial do Cabo no dia 10/05/2014. O peixe exótico (não pertencente à fauna original local) foi visto entre rochas da Prainha, em um ponto de mergulho afastado da orla. A Prainha é uma das praias mais movimentadas de Arraial do Cabo. Acredita-se se tratar de um indivíduo isolado na região, porém o caso alarmou pesquisadores e estudiosos. O peixe-leão é originário da região biogeográfica oceânica Indo-Pacífico e há 20 anos está se alastrando pelo mar do Caribe (Oceano Atlântico), tornando-se uma praga e interferindo nos ecossistemas onde passou a ocupar. O peixe-leão, também conhecido por diversos outros nomes como peixe-peru, peixe-dragão, peixe-escorpião e peixe-pedra, não possui predadores nos mares onde se tornou invasor. Venenoso, está dizimando centenas de outros peixes menores, além de crustáceos.

Com muita preocupação, já na terça-feira (dia 12/05/2014) foi realizada uma operação para captura do exemplar. Após êxito, os pesquisadores levaram o animal para o Laboratório de Ecologia e Conservação de Ambientes Recifais (LECAR) da Universidade Federal Fluminense (UFF). A Associação das Empresas de Mergulho Recreativo, Turístico e de Lazer de Arraial do Cabo (AMA) participou da operação de captura do indivíduo. O instrutor Silvio Couto, que foi quem avistou o peixe-leão no sábado, também voltou ao ponto de mergulho com a equipe de pesquisadores. Foi feita uma busca por outros exemplares de peixe-leão no local, porém não encontraram outros animais desta espécie. Será feita uma investigação para encontrar possíveis explicações e tentar entender como o animal chegou até o Brasil, assim como saber se é um caso de indivíduo isolado. Alguns estudiosos temem que a chegada dos peixes-leão ao Brasil, provenientes do Caribe, seja apenas uma questão de tempo. Porém não há relatados de avistamentos no litoral do Norte e Nordeste do Brasil. Com isso especula-se que o peixe-leão encontrado em Arraial do Cabo tenha sido solto por um aquarista que tenha decidido abandonar o animal no mar, por desconhecimento sobre os altos riscos envolvidos ou mesmo irresponsabilidade. Os riscos associados à soltura de animais exóticos em ambientes naturais geralmente não é considerado, porém é possível que alguma pessoa desavisada tenha cometido este ato.

O peixe-leão possui grandes espinhos dorsais de defesa que contém uma toxina. Em humanos, causa intensa dor. Podendo viver até 15 anos e pesar até 200 gramas, os peixes-leão costumam sair para se alimentar durante a noite. Escondem-se em cavernas, fendas de rochas e corais.

A introdução dessa espécie em águas do litoral brasileiro seria terrível, com grandes perdas para os ecossistemas locais.

 

 

Encontrou algum erro? Deseja atualizar ou completar as informações? Utilize nossa ferramenta de edição (requer autenticação) ou entre em contato informando que deseja modificar esta página.

 

Notícias de Arraial do Cabo

 

Peixe-leão é encontrado em Arraial do Cabo ,Peixe-leão é encontrado em Arraial do Cabo arraial do cabo, arraial do cabo, peixe, leão, introdução, desequilíbrio, peixe-leão, como, onde, quem, veneno, peixe venenoso, picada, perigo, risco, problema ambiental, peixe-leão no Brasil