Arraial do Cabo
Brasil - Arraial do Cabo - RJ

PRÉ-HISTÓRIA DE ARRAIAL DO CABO

Os três atuais conhecidos morros de Arraial do Cabo (Morro do Mirante, Morro do Forno e Morro do Pontal do Atalaia) eram ilhas se voltarmos 1 milhão de anos no tempo. Sob a ação de correntes marítima, marés e dos ventos, foram depositados sedimentos entre as três ilhas ao longo do tempo, juntando-as ao continente, o que culminou na formação do cabo onde está localizado o centro da cidade de Arraial do Cabo.

Nômades, os primeiros povos ocuparam a região há 5.000 anos atrás e viviam no alto dos três morros nomeados acima (as ilhas já haviam sido incorporadas ao continente). Os habitantes desciam ao nível do mar em busca de alimentos. A alimentação consistia basicamente de peixes e moluscos, a exemplo do que ocorreu em boa parte do litoral brasileiro.

Já em tempos mais recentes, ocuparam a região de Arraial do Cabo os índios de tribos Tupinambás, que se aliaram a outros grupos indígenas originando os Índios Tamoios. As atividades dos índios eram a caça, a pesca, o plantio de mandioca e o artesanato de peças de cerâmica.

Arqueólogos sugerem que tenham havido cerca de 50 aldeias tupinambás e uma população estimada de 25 a 75 mil habitantes na região. Esqueletos e artefatos em sítios arqueológicos foram encontrados, possibilitando tais estimativas. Peças da região estão reunidas em coleções no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro e no Centro Cultural Manoel Camargo, em Arraial do Cabo.

 

 

Encontrou algum erro? Deseja atualizar ou completar as informações? Utilize nossa ferramenta de edição (requer autenticação) ou entre em contato informando que deseja modificar esta página.

 

História de Arraial do Cabo

 

Pré-história de Arraial do Cabo ,Pré-história de Arraial do Cabo arraial do cabo, arraial do cabo, pré-história de Arraial do Cabo, pré história, história, nômades, povos pré-históricos, Rio de Janeiro, morros de Arraial do Cabo, Geologia, índios, primeiros índios, povos indígenas, índios em Arraial do Cabo