Arraial do Cabo
Brasil - Arraial do Cabo - RJ

A GUERRA DE CABO FRIO

No ano de 1575 ocorreu a Guerra de Cabo Frio, promovida por Portugal em reação à intensa ação de piratas franceses, holandeses e ingleses. O então governador Antônio Salema do Rio de Janeiro, reunindo o exército português, recebeu o apoio de grupos indígenas catequizados. Com o temor de perder suas terras, os índios Tamoios eram aliados dos franceses. A missão da Guerra de Cabo Frio era terminar com o domínio dos franceses em Cabo Frio e dos índios aliados, que já durava 20 anos. Após a insurreição os índios Tamoios foram praticamente dizimados, tendo suas aldeias incendiadas e muitos índios escravizados. Além da matança, os portugueses promoveram o enforcamento de alguns franceses e ingleses e do Pajé da tribo Tupinambá.

Mesmo com a ação vitoriosa não houve interesse dos portugueses na colonização da região de Cabo Frio, continuando o litoral alvo dos corsários europeus, agora em sua maioria de holandeses e ingleses.

 

 

Encontrou algum erro? Deseja atualizar ou completar as informações? Utilize nossa ferramenta de edição (requer autenticação) ou entre em contato informando que deseja modificar esta página.

 

História de Arraial do Cabo

 

A Guerra de Cabo Frio ,A Guerra de Cabo Frio arraial do cabo, arraial do cabo, guerra de Cabo Frio, guerra em Cabo Frio, 1575, Antônio Salema, Tamoios, índios Tamoios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, piratas, piratas em Arraial do Cabo, pirata, Rio de Janeiro, Guerra em Arraial do Cabo, pau-brasil, pirataria, mortes, escravidão, Tupinam